sábado, 15 de agosto de 2009

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA

Conjunto Folheado em Prata com Pedra Olho de Tigre - Pingente - Brinco - Anel

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA

Conjunto Folheado em Prata com Pedra Quartzo Verde - Pingente - Brincos - Anel

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA


Conjunto Folheado em Prata com Pedra Quartzo Rosa - Pingente - Bricos - Anel

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA

Aneis Folheados em Prata com Pedras Ametista, Pedra do Sol, Cornalina, Jaspe Branco

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA

Aneis Folheados em Prata Com Pedras Naturais

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA


Anel Folheado em Prata com Pedra Cornalina

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA

Anel Folheado em Prata com Pedra Cornalina

Produtos Desenvolvidos pela COOPERGEMA

Anel Folheado em Prata com Pedra Ágata

Produtos Desenvolvidos Pela COOPERGEMA

Anel Folheado em Prata com Pedra Ágata
Apresentação
No Extremo sudoeste brasileiro, o município de Quarai faz divisa com a cidade irmã uruguaia de Artigas, o maior centro mundial de extração e exportação de Ametista, pedra encontrada em grande quantidade, juntamente com a Ágata, no geodo formado na região há milhões de anos.
Distante 650 Km da capital gaúcha, com uma área de 4.200 quilômetros quadrados e uma população de 28 mil habitantes, Quarai é um município cuja base produtiva provém da atividade agropastoril extensiva, sobretudo a bovinocultura e a ovinocultura.
Nos últimos anos o município tem assistido a um êxodo rural e um processo migratório exportador de mão de obra para as regiões cuja economia mostra maior dinamismo, sobretudo a serra gaúcha.
Nos últimos anos, fruto dos debates sobre desenvolvimento local e regional da Metade Sul do Rio Grande do Sul produzidos nas reuniões dos Conselhos de Desenvolvimento e do Forum de Desenvolvimento da Metade Sul do RS, a Prefeitura Municipal de Quaraí sentiu a necessidade de buscar alternativas para a matriz produtiva da região.
Contando com o apoio do Governo Federal e do Governo Estadual foram sendo estruturados projetos de fomento a novas atividades.
Neste sentido é que surgiram os debates e os investimentos (já em volumes significativos) na área de pesquisa e organização produtiva do setor de Gemas e Jóias, onde entraram em jogo atores como:
· Prefeituras Municipais de Quaraí, Santana do Livramento e Barra do Quaraí.
· UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
· Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, (Projeto PRODUZIR)
· Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da SEDAI, do GRAC e recursos da Consulta Popular
· Outras organizações de apoio e assessoria, tais como o SENAI, o SEBRAE, o COREDE Fronteira Oeste e o sistema OCERGS-SESCOOP
O potencial da atividade a cada dia se mostra maior e mais estratégico no cenário local, regional, nacional e internacional.
Da junção de esforços e da intercooperação espera-se promover um processo de desenvolvimento capaz de diversificar a matriz produtiva, gerando trabalho e renda para os trabalhadores em nível local e regional.
Nascida da organização de um grupo de alunos de um curso de Martelação e Lapidação, ministrado pelo SENAI, a COOPERGEMA traduziu o sonho de impulsar a atividade do Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias no município de Quarai.
Nascida como uma Cooperativa Regional, com base em 3 Municípios (Quarai, Barra do Quarai e Santana do Livramento) o desafio inicial foi a aquisição dos equipamentos de lapidação de pedras, bem como a organização cooperativa da entidade e a qualificação profissional dos cooperados para atuar como “uma Cooperativa Mineral para aproveitar os imensos recursos minerais existentes na região, trabalhando em todo o processo da cadeia produtiva das pedras coradas, desde a pesquisa, a extração, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de Gemas e Jóias.
O processo histórico mostrou desde o início a dificuldade de seguir com o desenho regional da Cooperativa, o que levou à decisão de desmembrar a Cooperativa, restando à COOPERGEMA o desafio de se reestruturar e armar o processo produtivo a nível municipal, para depois pensar em sua expansão regional.
Principais Produtos da COOPERGEMA:
A estruturação do processo produtivo da COOPERGEMA apresenta 2 grandes linhas de trabalho:
1. A prestação de serviço de lapidação de cabochões e lapidação facetada para abastecer as empresas de montagem de Jóias e exportação de matéria prima para a confecção de Jóias.
2. A montagem de jóias e objetos de decoração à base de pedras lapidadas, especialmente Brincos, Anéis, Pingentes, Pulseiras, Tornozeleiras, Pratos e Tigelas
A estrutura comercial compreende a venda direta a consumidor, a venda em feiras e eventos da economia solidária e a venda por atacado, através de representantes e parceiros comerciais, buscando ampliar cada vez mais o alcance dos produtos e serviços COOPERGEMA.
A preocupação com a qualidade dos produtos que tomem em conta a merecida e necessária valorização das pedras lapidadas é uma constante e um desafio permanente de aperfeiçoamento profissional.